Muito além de estar adequado a legislação, o software de ponto precisa fornecer para a empresa confiabilidade dos dados e auxílio caso ocorram reclamatórias, por isso é necessário:
Saiba o que faz o Ponto Soft ser a solução mais segura e confiável do mercado!
No Ponto Soft é possível ter diversos usuários e cada um com permissões específicas. Desta forma, as ações e consultas só são executadas por quem realmente deve fazê-las, garantindo que todas as manutenções ocorram de forma responsável, além da adequação à LGPD.
Mudanças de cargo, novas regra de apuração de horas extras, banco de horas, mudanças nas tolerâncias de atraso ou horas extra, troca de horário de trabalho e outros parâmetros do controle de ponto não são estáticos, podem variar por mudanças na gestão ou na legislação e devem ter seu histórico mantido. A manutenção das vigências de cada parâmetro é o mínimo para garantir a confiabilidade dos dados que estão no sistema.
No Ponto Soft é possível identificar qual usuário fez cada ação, ou seja, saber quem aprovou horas extras, abonos, justificativas, etc. Isso é de extrema importância para evitar ou descobrir fraudes.
Quem faz a gestão de frequência dos funcionários, lida com incidentes de frequência que são as faltas, atrasos, problemas de interjornada, etc. Essas questões e a repetição delas não podem passar em branco, já que isso implica em falhas no pagamento, problemas de produtividade e falta de adequação legal. Por isso que o Ponto Soft identifica e alerta sobre incidentes no ponto eletrônico de forma automática no sistema de ponto, além de permitir a configuração de e-mails automáticos para os gestores.
Finalizar o cálculo de ponto e exportar os eventos para a folha é o principal objetivo de um software de Ponto Eletrônico e implica diretamente no pagamento dos funcionários. Desta forma, nesse momento se deve ter a máxima atenção para não deixar nenhuma inconsistência de ponto passar em branco. Com o Ponto Soft você não precisa se preocupar com isso, ao executar o cálculo de ponto ele valida se os funcionários estão sem inconsistência, caso haja alguma coisa, ele pausa o cálculo daquele funcionário e ao final avisa o que precisa ser tratado.
O cálculo de ponto dos funcionários implica diretamente na folha de pagamento e após concluído, dificilmente fica aberto a mudanças. Entretanto, as vezes pode ser necessário incluir novos dados, como atestados e comprovantes nas justificativas, ou até estornos. Para isso, o Ponto Soft permite as correções pós fechamento, que vão lançar as diferenças e estornos.
A disponibilidade e integridade são parte das bases da segurança de informação e devem ser prioridades no Ponto Eletrônico. Por isso, o Ponto Soft utiliza base de dados Oracle e está hospedado em servidor Oracle Cloud, as melhores soluções para esse tipo de serviço, que entregam confiabilidade nos dados e alta taxa de disponibilidade.
Estar adequado à portaria 671/2021 do MTP e a Consolidação das leis trabalhistas (CLT) é o mínimo para qualquer sistema de Ponto Eletrônico, porém existem diversas outras questões da legislação que também devem ser observadas. Entre elas temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a flexibilidade para atender leis municipais, estaduais, acordos individuais e acordos ou convenções coletivas, sem isso não existe adequação legal, muito menos segurança jurídica. No Ponto Soft você tem a confiabilidade de estar adequado à toda legislação trabalhista.
A Geolocalização do registro de ponto é um requisito para garantir mais confiabilidade nos registros por aplicativo, entretanto esse é um dado informativo e não deve bloquear o registro de ponto. O Ponto Soft Mobile coleta as marcações dos funcionários com geolocalização e possibilidade de criar cercas de marcação, mas sem bloquear. Importante ressaltar que a geolocalização do dispositivo é coletada no momento do registro de ponto, na sincronização com o sistema e no controle de zonas virtuais, durante o uso diário, a coleta da geolocalização fica desabilitada, isso para ficar adequado à LGPD e não ferir a privacidade do empregado.
O registro de ponto por aplicativo em smartphones deve ocorrer mesmo sem internet, já que é proibido bloquear o ponto do colaborador e as informações de horário devem ser precisas. O Ponto Soft Mobile coleta os registros de ponto mesmo quando o aparelho do funcionário ou gestor está sem internet, quando há sincronização com a rede as marcações são enviadas para o Ponto Soft.
Quando se fala de marcação de ponto por aplicativo, muitas empresas ainda temem as fraudes de ponto, como alterar o horário antes de realizar o registro para encobertar atrasos ou dar horas extras. O Ponto Soft Mobile já possui diversos mecanismos para evitar e tratar essa e outras fraudes que podem ocorrer.