Acabe com a fila para bater ponto: soluções para um controle de jornada eficiente!

pessoas em fila
31/3/25

A fila para bater ponto já faz parte do dia a dia de muitos colaboradores, é comum chegar na empresa, pegar uma fila que dura vários minutos, registrar o ponto, colocar o comprovante no bolso e sair. Nesse processo o funcionário já perdeu tempo precioso da sua jornada, além de causar desorganização na empresa.

Entretanto, a fila para bater ponto não precisa existir. O mercado de ponto eletrônico já fornece múltiplas soluções ágeis para o registro de jornada. Nesse artigo, vamos falar mais sobre as tão famosas filas para bater ponto e das soluções para eliminá-las.

O que é controle de jornada?

O controle de jornada é a anotação do horário de início e fim do expediente de trabalho de um colaborador, que ao final do mês impacta diretamente em seu salário. Manter esse controle é uma obrigação legal para empresas com 20 ou mais funcionários, conforme a CLT.

É pelo controle de jornada que são contabilizadas as horas trabalhadas, extras, atrasos, faltas, compensações e adicionais noturnos. Ou seja, esse processo impacta diretamente a remuneração do funcionário, implicando em adicionais ou descontos.

É dos setores de RH e DP a responsabilidade por realizar o controle de jornada, com os cálculos, justificativas e envio de dados para a folha de pagamento. Além disso, é necessário fornecer para o funcionário um meio de registro de ponto.

Quais as formas de controle de jornada?

Existem múltiplas formas de controle de jornada permitidas pela CLT, cada uma com características próprias, conheça:

Ponto Manual – Livro Ponto: O Ponto manual é feito por um livro ponto, no qual cada funcionário anota seu horário de chegada, intervalos e posteriormente a saída, depois assina cada dia. Ao final de um período o RH precisa transpor essas anotações e realizar o cálculo manual do fechamento, para enviar a folha de pagamento.

Ponto Mecânico - Relógio Cartográfico: O ponto mecânico é realizado pelos relógios cartográficos, os primeiros modelos que tentaram modernizar o trabalho manual. Nessa forma, cada funcionário possui uma ficha de ponto, que coloca dentro de um relógio para marcar o horário, tudo isso de forma mecânica. Ao final de um período o setor de RH coleta todos os cartões e, novamente, precisa transpor manualmente e realizar os cálculos para a folha.

Ponto Eletrônico:

O ponto eletrônico conta com múltiplas formas para registrar os horários, entretanto, em todas elas o RH conta com um sistema automatizado para realizar os cálculos e enviar para a folha de pagamento.

Relógios convencionais: O relógio convencional é aquele que imprime o ticket de comprovante de ponto, o registro pode ser bela digital, cartões de aproximação, código de barras e até senhas.

Reconhecimento Facial: O reconhecimento facial é um meio de registro de ponto que utiliza terminais, conectados à internet e integrados a um sistema em nuvem. Nesse modelo o comprovante de registro é online, acessado por um app ou um portal web, além de todas as marcações serem integradas em tempo real.

Aplicativos de ponto: Os aplicativos de ponto são a solução ideal para mobilidade. Cada funcionário possui um acesso para registro e consulta do comprovante online, podendo incluir funcionalidades de consulta do espelho de ponto e inclusão de justificativas. Os aplicativos podem contar com múltiplas funções, inclusive permitindo registro via QR Code.

Registro de ponto web: No registro de ponto web o colaborador precisa acessar uma plataforma online para realizar suas marcações. Nesse modelo os comprovantes também são acessados pela plataforma e os registros integrados em tempo real.

Agora que já sabemos o principal sobre controle de jornada e os meios para registro de ponto, vamos finalmente desvendar as filas para bater o ponto.

Por que forma fila para bater o ponto?

A fila para bater o ponto é formada por dois principais motivos: Um meio de registro que seja lento e poucos equipamentos distribuídos pela quantidade de funcionários. Por essas razões são formadas aquelas longas filas nos principais horários de entrada e saída dos funcionários.

Uma forma de registro lenta pode ser tanto o registro manual, mecânico ou até o ponto convencional. Nos relógios que emitem o comprovante, é comum causar alguma falha de impressora ou demoras, que aumentam o tempo de registro por funcionário. Além disso, modalidades de registro como a digital dos dedos, senhas e cartões com código de barras apresentam múltiplas falhas, é comum o funcionário precisar tentar mais de uma vez para finalmente efetivar o registro.

Além disso, as empresas precisam ter uma boa distribuição de quantidade de equipamentos por quantidade de funcionários.

Como evitar a fila para bater o ponto?

Para evitar a fila para bater o ponto é necessário utilizar métodos de registro ágeis e ter uma boa distribuição de equipamentos. Uma das melhores opções, em empresas que precisam de um local fixo de registro, é o ponto por reconhecimento facial, em que cada registro leva menos de 1 segundo.

Caso o negócio permita mobilidade, o Ponto por App é uma ótima opção, pois cada funcionário pode realizar suas marcações pelo seu próprio smartphone ao chegar na empresa, o setor de RH ganha também os dados de geolocalização.  

A distribuição de quantidade de equipamentos por funcionários varia conforme a agilidade de cada solução. Quanto mais ágil a forma de registro, menos equipamentos são necessários.

Vantagens do ponto eletrônico

O ponto eletrônico é a melhor solução para evitar filas nos horários de pico, mas ele também conta com outras vantagens, como:

Automação para o RH: A automação para o RH permite agilidade nos cálculos e informações em tempo real. Atrasos, faltas e adicionais são informados logo quando ocorrem. Isso tudo reduz o trabalho manual e dá mais tempo para o trabalho estratégico.

Assertividade de processos: A assertividade é um grande benefício que vem com a automação, o ponto eletrônico elimina erros humanos. Isso tudo causa maior confiança dos funcionários.

Conformidade trabalhista: Um controle de ponto eletrônico permite ter a gestão completa da conformidade trabalhista, seja em relação a CLT, Portarias, legislação local, acordos e convenções.

O Ponto Soft é a solução que vai eliminar as filas para marcar ponto em sua empresa, fale com nossa equipe!

Confira outros artigos

pessoa descansando em rede

Desconto do DSR: como ele impacta o cálculo da folha e o controle de ponto?

Continuar Lendo
mão mexendo em pastas

O que é expediente: entenda as diferenças entre horário de expediente e horário comercial

Continuar Lendo
Mão segurando tablet

Fim do e-CAC: como as empresas podem se adaptar à nova plataforma da receita federal?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.