A gestão de equipes remotas é uma necessidade cada vez mais presente nas empresas, seja em casos de jornada de trabalho hibridas ou 100% home office. Essas são mudanças que vieram durante a pandemia do Covid-19, mas não foram passageiras e a tendência é de que se expandam no mercado.
Nesse artigo vamos abordar os desafios da gestão de equipes remotas e passos para otimizar esse trabalho, além de explicar como o controle de ponto pode ajudar sua empresa, confira!
O trabalho remoto tomou conta como uma necessidade na época da pandemia do Convid-19, em 2020, mas não foi algo temporário. Atualmente, modelos de trabalho com maior flexibilidade na prestação de serviços estão cada vez mais presentes e são fatores decisivos na atração de talentos.
As equipes remotas possuem diversas possibilidades de configuração, desde equipes 100% fora do escritório, atuando de qualquer lugar do mundo, até modelos mais restritos com disponibilidade de 1 ou 2 dias de home office. Esses modelos garantem vantagem tanto para a empresa como para os funcionários.
Entre os benefícios para as empresas já é percebida a redução de custos com espaço físico, redução nas contas de água e luz também, por exemplo. Entre os funcionários, o trabalho remoto proporciona maior flexibilidade e bem-estar no dia a dia.
O trabalho remoto não é um modelo aplicável em todos os negócios, muitos necessitam do colaborador presencialmente para executar suas tarefas. Mas nos modelos de empresas que permitem essa flexibilidade, é necessária uma boa gestão de equipes remotas para assertividade nesse modelo de trabalho.
A gestão de equipes remotas, mesmo com todos seus benefícios, enfrenta uma série de desafios. O modelo de gestão em muitas organizações foi pensado para o trabalho presencial e não foi totalmente adaptado para o remoto, principalmente considerando o caráter de urgência no qual ele foi implementado.
Entretanto, já chegamos no momento de pensar sobre os desafios de equipes remotas e como enfrentá-los. Esses desafios estão principalmente ligados a comunicação e falta de engajamento.
Muitos gestores relatam que as equipes remotas ficam dispersas, além de possuírem dificuldade em acompanhar a execução de suas tarefas. A confiança é base para uma boa gestão no home office, tanto por parte da empresa como dos funcionários.
Os principais desafios da gestão de equipes remotas são:
Agora que conhecemos os desafios da gestão de equipes remotas, confira os passos para otimizar esse trabalho:
Mapeamento de processos: O primeiro passo para melhorar o trabalho remoto é entender quais atividades são realizadas nesse modelo, os funcionários e equipes envolvidas. O mapeamento deve ser feito de ponta a ponta, ou seja, entender de forma completa onde o trabalho do funcionário remoto está inserido dentro dos processos da empresa, quais seus impactos, quem se beneficia e as implicações de tudo isso.
Nesse mapeamento também é necessário encontrar os pontos de melhoria, coletando feedbacks dos funcionários envolvidos, por exemplo.
Planejamento: O planejamento é a fase em que, a partir dos pontos de melhoria encontrados, são pensadas ações para implementar essas evoluções. Tudo isso deve ter um planejamento preciso, identificando todo os impactos dessa mudança e tratando todas as implicações.
Comunicação: Feito o planejamento, chegou a hora de comunicar isso para a equipe. A comunicação é o maior desafio nas organizações, seja no trabalho presencial ou remoto, mas é importante aplicar estratégias para que seja efetiva.
O início da estratégia pode ser uma reunião com as equipes, de preferência reduzidas para que haja espaço para questões, após isso, seguir retomando o assunto.
Acompanhamento: O acompanhamento é para garantir que a melhoria está acontecendo e prever a continuidade desse trabalho.
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