Expediente é um termo frequentemente utilizado no dia a dia de trabalho das empresas, entretanto, muitas vezes é confundido com o horário comercial. Esses dois conceitos possuem diferenças importantes entre si e devem ser tratados como coisas diferentes.
Nesse artigo vamos explicar o que é expediente, sua diferença para o horário comercial e como fica o controle de ponto nesse contexto, confira!
O expediente é a definição do horário em que há trabalho dentro de uma empresa, em que os funcionários estão atendendo o público ou realizando tarefas internas. Também existe o horário de expediente do funcionário, que é o tempo no qual ele está em disposição da empresa.
Ou seja, o expediente é o tempo total de serviço, seja da empresa ou do funcionário. Em alguns casos o tempo de expediente é o mesmo para a empresa ou para o funcionário, mas nem sempre. Existem negócios que demandam expedientes maiores, ou até atuação 24 horas por dia, nesses casos os funcionários possuem diferentes expedientes e se organizam em turnos.
A CLT especifica múltiplas regras sobre o horário de expediente, as principais são:
Horas semanais: Um funcionário pode ter o expediente de 8 horas por dia ou 44 horas semanais;
Descanso: O descanso é um direito de todo funcionário;
Horário noturno: Caso o expediente do funcionário ocorra após as 22 horas ou antes das 5 horas, ele recebe um adicional de 20% a cada hora.
Horas extras: Em uma jornada de 8 horas é possível realizar 2 horas adicionais, com adicional de pelo menos 50% da hora normal.
Finais de semana: Determinados serviços podem ter expediente aos finais de semana, nesses casos o funcionário recebe um adicional de 100% e ainda tem direito a folgar em um domingo do mês.
Escalas: Para trabalhadores em serviços específicos, como saúde e segurança, existem escalas diferentes:
Além das regras gerais, é necessário considerar legislação local, acordos e convenções específicas.
O horário comercial é uma convenção do melhor período para que as empresas estejam atendendo, geralmente das 9h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Essa não é uma regra da CLT, mas uma prática comum adotada com base em tradições e costumes.
O horário comercial pode variar conforme o tipo de serviço, em bancos por exemplo o mais comum é das 10h às 16h. Também existem possíveis mudanças conforme época do ano e estações.
Em resumo, o horário comercial é o tempo que um negócio está atendendo o público.
A diferença entre expediente e horário comercial é que existem regras e legislação sobre o expediente. Além disso, o expediente pode ser maior que o horário comercial, em alguns casos é comum que negócios, como bares, atuem apenas após o horário comercial padrão.
Sim, é necessário controlar o ponto do expediente do funcionário para garantir o cumprimento da legislação e realizar sua remuneração de forma correta.
Para saber mais sobre controle de expediente, conheça o Ponto Soft!
A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.
Conheça o blog da Insoft4Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.
Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.
Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.