A história dos relógios de ponto é longa. Desde a Consolidação das Leis Trabalhistas(CLT) em 1943, foram criadas regras sobre jornada de trabalho e controle de frequência dos funcionários. O Ponto Eletrônico é um formato relativamente novo, que foi criado a partir da união da tecnologia com a legislação. Tempo se passou e agora já temos opções de controle de ponto online, com registro via smartphones, tablets e computadores.
Anteriormente, as marcações eram feitas em um livro ou cartão. Cada funcionário escrevia os horários de entrada e saída e depois assinava. Isso, as vezes, com a supervisão de um funcionário da equipe de Recursos Humanos ou Departamento pessoal.
Nessa época, a função de RH se limita a tarefas burocráticas, não havia tempo disponível para se pensar em assuntos como benefícios e bem-estar corporativo. Sabemos que ainda existem empresas brasileiras que utilizam modelos de planilhas de horários para o controle de ponto. Entretanto, novas soluções surgiram e facilitaram a vida do departamento pessoal e recursos humanos.
O ponto eletrônico online é uma alternativa em conformidade com a lei, confiável e que cumpre com os requisitos da lei trabalhista. Dessa maneira, é momento de conhecer os benefícios de adotar essa solução
As empresas são obrigadas por lei a controlar as horas trabalhadas de seus colaboradores. Sejam eles 21 ou milhares, leva tempo para os profissionais de RH realizarem o fechamento de ponto. Além disso, o livro de ponto é facilmente modificado.
Ele pode ser apagado e rasurado a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Os relógios de ponto eletrônico dependem de leitura de cartões e biometria, não podendo ser modificados após a marcação.
Assim, ficamos com cronometragem feita online, disponível no aplicativo, lendo códigos QR, REPs ou visitando o site do software. Colaboradores podem registrar suas marcações com um clique! Mais economia e economia de recursos físicos, a agilidade no registro de ponto e a simplicidade das manutenções do cotidiano. Dessa forma, o RH também ganha vantagem.
Não precisa verificar todos as marcações de ponto e pode acessar o controle de frequência sempre que precisar. Os registros vão de forma automática para o sistema de fechamento de ponto, que vai avisar nos casos de inconsistências.
O armazenamento de informações na nuvem é um dos maiores benefícios da tecnologia de ponto eletrônico. Isso significa que o sistema de ponto armazena todos os dados de registros de frequência de cada funcionário no banco de dados cloud. Essas informações se mantêm seguras, já que não podem ser alteradas, além de poderem ser acessadas a qualquer momento, de qualquer lugar. Não existe mais o risco de perder dados de registro de ponto.
Entre os indicadores de RH, a assiduidade, produtividade e absenteísmo são essenciais para esse setor. Um meio de conseguir esses dados é por meio do sistema de controle de frequência. Ao obter esses dados de maneira rápida e eletrônica, é mais fácil construir relatórios para análise de RH sobre os colaboradores e a empresa.
Ou seja, o departamento de recursos humanos se torna mais estratégico ao ter soluções modernas à sua disposição.
Quando a empresa possui um software de controle de ponto online, ela não precisa mais se preocupar com a manutenção de nenhuma tecnologia. Dessa maneira, o setor financeiro da instituição é capaz de reduzir custos com manutenções, equipamentos e suprimentos. Além disso, o Ponto Eletrônico pode ajudar em caso de reclamatórias trabalhistas, evitando que a empresa pague multas indevidas.
Além de ter conhecimento sobre os horários de início, intervalos e fim da jornada de trabalho do colaborador, um software de RH também pode permitir que o gestor ou líder de RH tenha conhecimento de onde é feito o registro do ponto. Isso mesmo, o ponto eletrônico pode ter a função de geolocalização ativada! Assim, informar de onde os funcionários estão realizando o registro de frequência.
Além disso, para colaboradores que estão em trabalho remoto, essa informação pode ser essencial para a empresa.
Problemas referentes a registros de jornada de trabalho e horas extras são comuns nos casos de reclamatórias trabalhistas, um sistema de ponto eletrônico pode ajudar a evitar isso. A empresa e o colaborador têm mais confiança ao optar por um ponto eletrônico online, pois os dados são mais confiáveis e podem ser usados no caso de uma reclamatória trabalhista. No controle de ponto, todas as marcações são computadas e fica difícil esquecer de pagar algo ou fraudar o espelho de ponto.
A evolução do trabalho do profissional de RH e DP exige que ele esteja em uma posição mais informatizada, inteligente e alinhada ao crescimento da empresa. Por isso, investir em soluções de Ponto Eletrônico é uma forma de atualizar sua empresa e fazer do RH um setor estratégico.
Além disso, o ponto eletrônico online é um benefício para os próprios colaboradores. Isso porque o funcionário poderá fazer seu registro em diferentes dispositivos e consultar todo seu histórico de ponto.
Com estas vantagens, o ponto eletrônico online se destaca como a melhor tecnologia para realizar o registro de jornada dos seus colaboradores!
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