O que é insalubridade no trabalho?

Trabalhadores de máscara
21/3/23

Algumas profissões exigem riscos maiores que outras. Uma pessoa em um escritório não está exposto às mesmas condições que uma pessoa em uma indústria, como um operador de máquina, por exemplo.

Por isso, em consonância com a lei, foram classificadas situações de insalubridade e uma série de normas para classificar a categoria.

Fique neste artigo e descubra tudo sobre o que é insalubridade e o que a lei considera como insalubre. Boa leitura!  

O que é a insalubridade?

É quando algo, pela lei, não é considerável salubre para as condições de trabalho. A Insalubridade significa que o local ou a atividade profissional exercida é prejudicial à saúde do empregado e o expõe a condições nocivas à sua saúde a curto ou longo prazo. Ela diz respeito às condições de trabalho, não apenas às atividades laborais propriamente ditas.  

A insalubridade é definida pela legislação com base no nível de substâncias perigosas a que os empregados estão expostos, além dos limites de tolerância.

O que a lei diz?

De acordo com classificação na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), temos o seguinte artigo:

Art . 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.        

Graus de insalubridade

O grau de insalubridade é dividido em três níveis: máximo, médio e mínimo. Cada um desses graus corresponde a um percentual do adicional de insalubridade do empregado.

Segundo essa classificação, o trabalho em condições insalubres, fora dos limites de tolerância estipulados pela SEPRT (Secretária Especial de Previdência e Trabalho), deve ser bonificado de acordo com o nível de exposição em:

Nível máximo: adicional de 40% (quarenta por cento);

Nível médio: adicional de  20% (vinte por cento);

Nível mínimo: adicional 10% (dez por cento).

Esse adicional, de acordo com o artigo 192 da CLT, deve ser de um salário mínimo vigente. O adicional de insalubridade funciona como um bônus para trabalhadores que aceitam trabalhar em situações de insalubridade.

Quem define?

A Norma Regulamentadora N° 15 (NR-15) é a responsável por definir condições de trabalho ou atividade como insalubre. A atividade deve estar apontada, caso contrário, não é classificada como trabalho insalubre.

Conclusão

Dessa forma, vimos que a insalubridade são certos locais ou condições de trabalho a que o colaborador está exposto. Para aceitar posições nessas condições, é liberado um adicional de insalubridade previsto por lei.

Insoft4

Obrigado pela leitura do blog da Ponto Soft. Para conhecer nossa solução em ponto eletrônico,clique clique aqui.

Confira outros artigos

Banco de horas negativo

Banco de horas negativo: o que a lei permite e como gerenciar com segurança

Continuar Lendo
Biometria facial

Como a biometria facial auxilia na redução de fraudes no controle de ponto?

Continuar Lendo
Folha de pagamento online

Como calcular a folha de pagamento online

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.