Como diminuir o turnover é uma grande dúvida nas empresas. A alta rotatividade de funcionários é um desafio na gestão de talentos e impacta toda a empresa. Nesse artigo vamos falar alguns passos para reduzir esse problema.
Turnover é a rotatividade de pessoal, esse é um termo em inglês, que pela tradução direta significa literalmente “rotatividade”. Nas empresas isso se caracteriza pelo entra e saí de funcionários, quando há a dificuldade para preencher e manter uma pessoa em determinada vaga.
A taxa de turnover é a relação entre a quantidade de pessoas que são contratadas e que saem da empresa. O ideal é que, ao final de um período, mais pessoas sejam contratadas do que demitidas e que novas contratações sejam visando o crescimento da organização, não apenas substituição de funcionários antigos.
A avaliação do turnover não é apenas para a empresa em completo, mas é importante também ter um olhar micro, sobre os setores e equipes.
Tipos de turnover:
Existem mais de um tipo de turnover:
Voluntário: Quando o próprio funcionário de demite, seja por insatisfação com a empresa, problemas legais ou recebeu uma nova oferta de trabalho.
Involuntário: Quando a empresa demite o funcionário, por corte de custos, insatisfação com o trabalho do funcionário ou até justa causa.
O turnover, independente do seu tipo e motivos, causa uma série de problemas para as empresas, tais como:
Gastos: Demissões são processos que geram uma série de gastos, mesmo nos casos em que o funcionário se demite e não possui multa. Além dos gastos da demissão existem também os ligados a uma nova contratação.
Imagem da empresa: Uma empresa com uma alta taxa de rotatividade fica conhecida como “um lugar em que ninguém para” ou coisas até piores. A empresa fica com uma imagem de que não é um bom lugar para trabalhar e o interesse de novos candidatos acaba reduzindo.
Demora nos projetos: Quando um funcionário sai da empresa existe uma pausa ou delay em suas funções, mesmo quando absorvidas por outros de forma provisória.
Agora finalmente teremos dicas de como diminuir o turnover em sua empresa:
Para iniciar um plano de redução de turnover o primeiro passo é realizar um mapeamento da empresa. Além do cálculo da taxa de turnover geral, é importante identificar em quais equipes e setores isso ocorre. Nesse mapeamento também é importante identificar os motivos das demissões, tanto as voluntárias como involuntárias.
Tudo isso permite entender melhor os motivos do turnover e possíveis ações para evitá-lo, muitas vezes sem nem precisar realizar grandes mudanças na empresa.
O plano de carreira permite ao funcionário vislumbrar um futuro dentro da empresa. Nesse plano é importante ter a descrição dos cargos e como chegar até lá, por exemplo, se é um assistente júnior, quanto tempo ele levará até chegar ao nível pleno.
Os feedbacks são a melhor forma de tirar um tempo para conversar com um funcionário sobre o trabalho dele, sem ser por um motivo específico, mas com um panorama geral. Nesses feedbacks também existe a importante oportunidade de elogiar o funcionário, além de ouvir dele suas dúvidas mais gerais referentes a empresa, seu cargo e funções.
A remuneração e os benefícios oferecidos em um emprego são decisivos na hora de um funcionário ficar ou não na empresa, por isso é importante realizar uma boa avaliação do que é oferecido aos colaboradores.
Confira o blog da Ponto Soft para mais dicas de gestão!
A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.
Conheça o blog da Insoft4Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.
Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.
Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.