Métricas de controle de ponto: o que você precisa saber

 homem apontando para icones
17/2/25

As métricas de controle de ponto são informações valiosas sobre o trabalho em uma empresa. A partir delas é possível tomar decisões para maior economia e e conformidade legal, são dados do tempo trabalhado por dia, horas extras e faltas, por exemplo.

Com métricas de controle de ponto é possível elevar o setor de Recursos Humanos para um nível mais estratégico. Nesse artigo vamos explicar o que são essas métricas e como utilizá-las.

O que é controle de ponto?

O controle de ponto é a anotação do início e fim da jornada de trabalho de um funcionário, isso resulta na carga horária diária e cálculo do total no mês, que gera o pagamento. Nesse processo também são pontuados e calculados os dados de faltas, atrasos, excedentes e demais ocorrências que podem acontecer.

Toda essa atividade de controle dos horários e frequência dos funcionários é uma obrigação legal, mas pode se tornar estratégica. Existem múltiplas formas de efetuar a gestão, a principal pelo Ponto Eletrônico, que realiza os cálculos e dá informações de forma automatizada.

O que são métricas de controle de ponto?

As métricas de controle de ponto são dados que demonstram como está a frequência dos funcionários na empresa e o andamento do trabalho do setor de RH. Ou seja, são informações que podem ser medidas com precisão, por meio dos registros de ponto, e fornecem insights valiosos para as áreas de gestão de pessoas e produtividade.

Quais as métricas de controle de ponto?

Entre as métricas de controle de ponto, podemos citar as mais importantes que são:

Horas trabalhadas: A primeira métrica que podemos pensar no controle de ponto são as horas trabalhadas, que podem gerar totais diários, semanais, mensais ou em períodos personalizados. Esse total de horas pode ser calculado por funcionário, equipe, grupo ou empresa.

O dado das horas trabalhadas pode ser comparado com outros, gerando assim informações valiosas. Alguns exemplos que podemos citar são delimitar os dias aplicados em determinada atividade e calcular quantas horas foram gastas com isso, ou também, quanto tempo o funcionário X ficou comparado ao funcionário Y.

Horas extras: As horas extras de uma empresa representam um custo excedente com a folha de pagamento, por isso é importante manter essa métrica sempre atualizada. Assim como o total de horas trabalhadas, as horas extras também são pensadas com base em funcionário, setor, grupo, empresa e de forma diária, semanal, mensal ou presonalizada.

O dado de hora extra por funcionário pode indicar por exemplo a necessidade de mais contratações ou mudanças nas atividades para reduzir o tempo aplicado. Além disso, o gasto de horas extras em atividades pode impactar o custo cobrado pela empresa em determinado serviço, é mais um gasto a ser considerado e é calculado com precisão.

Horas noturnas: As horas noturnas também impactam diretamente nos custos com a folha de pagamento de uma empresa. Muitas organizações mantêm equipes ou funcionários específicos trabalhando a noite, já com esses gastos previstos, mas e quando isso foge do planejado?

Quando horas extras são executadas em períodos noturnos, ou jornadas de trabalho passam a ser noturnas, os valores sofrem acréscimos que precisam ser contabilizados. Nesses casos, a métrica vai indicar se está tudo no padrão, algo saiu do planejado e entender os motivos.

Atrasos: Os atrasos de funcionários também são relevantes para metrificar e impactam a gestão de pessoas. Muitas empresas possuem políticas estritas sobre atrasos, com descontos previstos e penalidades para o funcionário, ter essa métrica permite isso de forma realmente precisa.

Além disso, é uma forma de conseguir entender os motivos do atraso, que podem ocorrer por razões externas. Esse é um meio de compreender questões de transporte e deslocamento dos funcionários, se os horários da empresa estão compatíveis com linhas de ônibus e outros padrões de mercado.

Faltas: Assim como os atrasos, as faltas também geralmente impactam em descontos e penalidades para os funcionários. Ter essa métrica em dia e com precisão permite que isso seja feito em conformidade com a lei, mas fornece demais informações.

Com a métrica é possível analisar casos isolados, entender possíveis questões externas que afetam a assiduidade dos funcionários e podem ser tratadas para evitar essa evasão.

Tempo do fechamento de ponto: Além das métricas de dia a dia de trabalho, o controle de ponto também fornece insights sobre o trabalho do RH. O fechamento de ponto ocorre todo o mês, mas é comum ser um tema delicado no RH.

Existem empresas que acabam levando dias para conseguir fechar o ponto dos colaboradores e enviar os dados para a folha, as vezes até causando atrasos. Uma atividade que poderia ser resolvida em um dia pode levar mais tempo por questões de trabalho manual e falta de informatização no setor.

É possível facilitar e agilizar o trabalho do RH, aplicando o tempo que antes era gasto no fechamento de ponto em questões estratégicas da empresa.

Por que ter métricas de controle de ponto?

Como vimos, são vários dados valiosos que geram métricas de controle de ponto. Isso tudo é importante para a estratégia da empresa, garantindo vantagens como:

Economia: Identificando os gastos em adicionais como extras e horas noturnas é possível buscar os motivos e entender como reduzir essas recorrências.

Conformidade legal: Ter o controle estratégico dos dados de horas trabalhadas permite para a empresa maior conformidade legal. Isso principalmente na junção de provas e dados que dão suporte para decisões. Além disso, excedentes como faltas e horas extras podem indicar riscos trabalhistas, metrificar dados pode evitar processos.

Produtividade: A produtividade pode ser impacta pela tomada de decisão baseada em métricas de controle de ponto. Determinar quais equipes precisam de mais mão de obra, onde está sobrando tempo e demais informações.

Como ter métricas de controle de ponto?

Para ter métricas do controle de ponto e tornar o RH um setor mais estratégico é necessário um software que permita isso, como o Ponto Soft!

Em tela o Ponto Soft fornece informações de faltas, funcionários presentes, totais de horas trabalhadas e extras. Além disso, é possível configurar múltiplos relatórios e extrair dados para Power BI.

Conheça essa solução!

Confira outros artigos

pessoa descansando em rede

Desconto do DSR: como ele impacta o cálculo da folha e o controle de ponto?

Continuar Lendo
pessoas em fila

Acabe com a fila para bater ponto: soluções para um controle de jornada eficiente!

Continuar Lendo
mão mexendo em pastas

O que é expediente: entenda as diferenças entre horário de expediente e horário comercial

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.